Encontre um consultor SAUR Exemplo: DDD ( 0XX ) ou DDI ( +XX )

Entrada de novas tecnologias na colheita da uva

Novas soluções de logística e movimentação, conjugadas com o uso de contentores plásticos, trouxeram muitos avanços para os processos de produção, coleta e armazenagem da indústria vitivinícola, tornando-os mais ágeis, eficientes e econômicos.

Graças aos benefícios obtidos com as novas tecnologias e mecanização, os produtores vêm conseguindo superar as dificuldades trazidas pela escassez e pelo alto custo da mão de obra no campo.

Um bom exemplo dessa mudança é o uso de Aparelhos Giratórios com retentores plásticos rotomoldados, que servem para agilizar a descarga das uvas, evitando o desperdício de matéria-prima e aumentando a eficiência e produtividade dos processos.

Aumente a agilidade na movimentação das uvas

Alguns tipos de carga exigem soluções de movimentação especiais e específicas, por conta da fragilidade dos produtos ou do espaço onde elas são manuseadas. Ferramentas como alongadores de garfos, aparelhos giratórios e plataformas para sustentação vêm sendo utilizados com grande sucesso na produção vinícola da Serra Gaúcha para superar esses problemas.

Otimize o processo de descarga
Os Aparelhos Giratórios com retentores de bins da SAUR servem para agilizar a descarga das uvas dos contendores plásticos. Com eles, é possível incluir no processo empilhadeiras com o aparelho giratório e com o Contentor Plástico Rotomoldado e, assim, agilizar o processo de descarga, evitando o desperdício de matéria-prima.

O uso do Basculador Lateral de bins possibilita despejar as caixas plásticas com as mais variadas cargas.

No mercado desde 1926, a SAUR produz soluções logísticas para movimentação de cargas e materiais, atendendo os mercados agrícola, industrial e florestal.

Conheça as vantagens dos garfos telescópicos
Os Garfos Telescópicos evitam muitas manobras da empilhadeira no momento da expedição, reduzindo o tempo de trânsito dos carregamentos e permitindo carregar o caminhão por apenas um lado.

Outra vantagem dos garfos telescópicos é que agregam pouco peso à empilhadeira, e por isso podem ser acoplados em máquinas contrabalançadas e retráteis de menor capacidade. O mecanismo também é ideal para estocar produtos em estruturas porta-pallet com dupla profundidade.

Saiba como os garfos telescópicos funcionam
O mecanismo é capaz de avançar e alcançar toda a largura da carroceria, o que permite que o recebimento das caixas plásticas de uva seja feito por uma só lateral do caminhão. O garfo acoplado à empilhadeira fica posicionado em um dos lados e assim consegue fazer a descarga de ambos os lados do veículo. Para realizar a operação, basta apenas abrir uma das laterais da carroceria.

Devido a essas vantagens operacionais, o uso desse equipamento trouxe um ganho de tempo de cerca de 30% em relação ao processo antigo, quando eram utilizados sobregarfos.

Entenda os benefícios trazidos pelos novos equipamentos
Os antigos sobregarfos necessitavam de trocas constantes, pois tinham de ser retirados para outras operações, tornando o processo mais lento. Além disso, o caminhão precisava realizar manobras para estacionar ou demandava que fossem utilizados alongadores de garfos para retirar as caixas.

Devido à lentidão no transporte, a carga ficava por mais tempo exposta e sujeita a condições adversas. Além disso, os profissionais envolvidos nas operações corriam mais riscos de acidentes.

Conheça outras soluções para a movimentação das uvas
Graças a um processo realizado já na fábrica, o Inversor de Carga pode ser utilizado diretamente acoplado em uma empilhadeira, facilitando o acondicionamento das garrafas de vinho, que requer que a rolha permaneça úmida.

De modo ágil e eficiente, o equipamento faz o giro da carga, efetuando a troca de pallets necessária para o armazenamento.

Agilize o processo de carregamento
As Niveladoras de Docas permitem compensar o desnível entre o caminhão e a doca, agilizando o processo de carregamento e descarregamento.

O Sistema Organizador e Distribuidor de pallets Dstacker GS é um método revolucionário que contribui para a organização e distribuição de pallets, além de melhorar o ambiente de trabalho e ajudar a diminuir o preço de seguros.

O uso de Plataformas para a Descarga de uvas (Tombador SAUR) agiliza o recebimento da matéria prima, descarregando o material com total segurança e evitando a necessidade da descarga manual do conteúdo.

Conheça as vantagens dos contentores plásticos
Os Contentores Plásticos rotomoldados são os mais adequados para serem usados em conjunto com os alongadores de garfos, aparelhos giratórios e demais máquinas utilizadas na coleta, armazenagem e transporte de uvas.

Essas embalagens, também chamadas de bins, já são utilizadas em grande escala no ramo de alimentos, não apenas na indústria vitivinícola, mas também na colheita de outras frutas e em áreas como ervateiras, indústrias de grãos e farinhas e frigoríficos.

Produzidos com plástico rotomoldado, os contentores agilizam a colheita e favorecem as condições de higiene, pois são fáceis de lavar e possuem proteção antimicrobiana e evitam a proliferação de fungos e bactérias.

Além disso, eles são atóxicos, inalteráveis a agentes químicos e resistentes a temperaturas de -35º até 60º C. Feitos para uso no solo, podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira.

Outro fator importante é que as caixas plásticas seguem as especificações das normas sanitárias da Anvisa, ABNT 1642 e as boas práticas de fabricação (BPF), fundamentais na indústria de alimentos.

Tenha mais segurança e versatilidade na manipulação dos produtos
Empilháveis, leves e versáteis, os contentores de plástico rotomoldado são monoblocos e não possuem emendas, pregos, ou farpas. Por isso, facilitam as operações logísticas e oferecem melhor ergonomia e segurança aos operadores, permitindo o contato direto com as uvas.

Além disso, essas embalagens não necessitam de manutenção específica e duram, em média, 10 anos, bem mais que as caixas de madeira antes utilizadas na indústria da uva. Desse modo, elas contribuem para a redução de custos operacionais, viabilizando um rápido retorno do investimento em sua aquisição.

A Tecnotri, empresa gaúcha especialista na fabricação de peças de plástico rotomoldado para apoio e movimentação logística, como pallets contentores, oferece versões de contentores de 39 a 650 litros e com capacidades de carga de até 1000 kg.

Como você pôde notar, a tecnologia usada na indústria vitivinícola, como o uso de soluções de movimentação e dos contentores plásticos rotomoldados, trouxe muitos avanços para os seus processos produtivos, tornando-os mais ágeis, eficientes e econômicos.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as soluções de movimentação usados na agricultura e como elas podem ajudar a aumentar a produtividade?
Acesse nosso site!

Este artigo se encontra na nossa galeria Na Mídia.

Fale com nossos consultores.

 

Mais notícias

Paralisação dos Caminhoneiros

Em meio à turbulência econômica e política em que o Brasil vive, a paralização promovida pelos caminhoneiros já reflete suas consequências em todo o país. O bloqueio das estradas impede o fluxo normal logístico e também atinge o processo fabril da nossa empresa.
Mais Informações

Tradicional participação da SAUR na Agrishow

Ribeirão Preto é palco da 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow e a SAUR faz parte deste evento, seguindo a sua tradicional participação. Na sua 3ª edição da Roda de Chimarrão, os clientes da SAUR compartilharam informações e boas conversas durante a feira, oportunidade para aproximar o relacionamento e divulgar as soluções desenvolvidas para o agronegócio.
Mais Informações