Ao longo de sua história, a SAUR construiu uma trajetória de sucesso e reconhecimento. A empresa surgiu em 1.926, quando Richard Saur, imigrante alemão, abriu uma pequena oficina de reparos. A oficina cresceu e, em 1.956, Ernesto Saur, filho do fundador, é quem toma o negócio em suas mãos. Com determinação de levar adiante o trabalho do pai e de fazê-lo crescer, ele passou a investir em novos projetos. Seus esforços deram resultados e, hoje, a SAUR é referência em soluções inovadoras para a movimentação de cargas nos setores em que atua.
A história da SAUR EQUIPAMENTOS S.A. tem início no ano de 1924, quando Richard Saur, sensibilizado com a destruição e miséria resultantes da Primeira Guerra Mundial, decide emigrar da Alemanha para o Brasil.
Originário de Schneidheim - Heidenheim, situado no estado de Württemberg, o imigrante alemão desembarca no porto do Rio de Janeiro em 1º de maio de 1924. Após ter sido submetido à quarentena obrigatória imposta pelos órgãos de saúde, Richard viaja de trem até Cruz Alta, município localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O trecho final da viagem é realizado de caminhão e conduz Richard ao pequeno povoado de Neu-Württemberg (atual cidade de Panambi, RS).
Disposto a mudar o próprio destino, Richard sabia que a concretização de seus sonhos e ambições dependeriam de desprendimento, determinação e, sobretudo, de muito trabalho. Passados dois anos de severas dificuldades e desafios, no ano de 1926, Richard funda uma pequena oficina de consertos e reparos. O empreendimento permitiu a ele colocar em prática os seus conhecimentos de serralheiro adquiridos na Alemanha. No local eram realizados consertos de pás, enxadas, facões, balanças, fogões a lenha, arados e demais utensílios domésticos. Por sua técnica, dedicação e criatividade no trabalho, Richard logo ganha notoriedade na comunidade, o que lhe permite aumentar a oficina para melhor atender seus clientes.
No ano de 1928 Richard casa-se com Frida Emma Scheible. O casal tem três filhos: Paulo Carlos Saur (1928), Ernesto Otto Saur (1930) e Irmgard Saur (1932).