27.02.2019 | Florestal/Equipamentos

Mais produtividade para as usinas e redução de resíduos no meio ambiente

/ /


Para gerar desenvolvimento em todos os setores é preciso investir em inovação e tecnologia, que vão proporcionar o crescimento econômico e contribuir para a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais. 

Para o setor de energia brasileiro não é diferente, tendo na matriz energética hidráulica a sua maior fonte de energia elétrica. Buscar alternativas para aumentar a produção sem prejudicar as fontes naturais é um desafio constante para as usinas.

Sabemos que a demanda pela energia elétrica no país é crescente e que as soluções devem ser implementadas constantemente. Por isso, foram desenvolvidas as Máquinas para Limpeza de Grades, dispositivos projetados para recolher detritos, galhos e outros materiais que possam obstruir a passagem do fluxo de água que alimenta as turbinas geradoras de energia, evitar sobrecarga sobre as grades da tomada d`água, impedir o rompimento de grades, diminuir as paradas para manutenção e diminuir o açoriamento em frente as grades.

Com o aumento de resíduos de todo tipo de classes gerados pelos centros urbanos e, muitas vezes, depositados de modo indevido nos rios ou ainda pela ação da própria natureza, faz com que o acúmulo de todo tipo de lixo nas grades das usinas seja cada vez maior. Esse mesmo lixo que prejudica a capacidade produtiva dessas usinas e aumenta o custo operacional, pode se tornar fonte de renda para entidades e organizações recicladoras.

Acúmulo de detritos em frente às grades de uma usina.

Diante desta realidade, por que utilizar os Limpadores de Grades?

Estes equipamentos contribuem para a remoção dos entulhos e detritos, aumentando a disponibilidade de geração de energia e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Todo o material retirado das grades pode ser reaproveitado, servindo de matéria-prima para a confecção de outros produtos ou mesmo para utilização de compostos orgânicos para o solo.

E Quem ganha com isso?

Ganham as usinas que podem operar com toda sua capacidade e com menos gastos, ganham os rios que ficam menos poluídos e ganham as associações e organizações que revendem produtos reciclados.

Estes Limpadores podem ser aplicados em todos os tipos de usinas hidrelétricas?

Sim, pois existem modelos e soluções para pequenas, médias e grandes Centrais Hidrelétricas, sendo para obras novas ou para obras já existentes.

Modelos de Máquinas Limpa Grades já instalados.

Quais as principais vantagens desses equipamentos?

Aproveitamento de todo o potencial hidráulico existente na operação das turbinas para geração de energia elétrica, redução de jornadas de trabalho por parte dos operadores, redução de condições inseguras e insalubres para os profissionais envolvidos na atividade, meio ambiente limpo e mais eficiência energética das usinas, o que resulta em mais energia elétrica produzida e menor custo operacional.

Máquina Limpa Grades Móvel.

Assista o vídeo e entenda a operação.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.