31.05.2019 | Florestal/Equipamentos

Amplie os seus conhecimentos sobre a reciclagem, os benefícios e a mecanização dos resíduos na movimentação sucateira.

/ / /


A reciclagem de resíduos sólidos, em especial, a sucata ferrosa, é uma fonte de grandes rendimentos econômicos e socioambientais. De acordo com o estudo da GO Associados * no último ano, a reciclagem do metal utilizado pelas indústrias siderúrgicas é o menos danoso ao meio ambiente, gerando economia em outros materiais e reduzindo expressivamente o índice do consumo de energia elétrica, em até 75%.

Os esforços que vem sendo realizados no Brasil pelas associações, instituições de ensino, polos tecnológicos e empresas brasileiras do segmento de reciclagem, merecem destaque, afinal, essa pauta precisa de mais notoriedade, investimentos, estudos e parcerias públicas privadas.

Em março deste ano, a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Organization for Economic Co-operation and Development), divulgou uma lista com os 10 países que mais reciclam no mundo. A Alemanha está no topo da lista com uma taxa de reciclagem de 65%, seguida pela Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%), Bélgica (55%), Suíça (51%), Holanda (50%), Suécia (50%), Luxemburgo (48%), Islândia (45%), Dinamarca (44%) e Reino Unido (43%).

A conversão dos detritos metálicos em itens reutilizáveis reduz a poluição e a demanda por recursos naturais, como por exemplo, a madeira e os minerais, que apresentam críticos patamares de esgotamento.

Por estar atenta as inovações e ao potencial deste mercado, é imprescindível dentro desta cadeia de valor, a aplicabilidade de equipamentos que proporcionem eficiência da movimentação e do processamento das sucatas. Entre as soluções que a mecanizam, tem-se a GARRA SUCATEIRA, equipamento que pode ser acoplado em pontes rolantes, carregadeiras ou gruas florestais em caminhões.

A Garra Sucateira para Gruas Florestais, fabricada pela joint venture – PENZSAUR foi projetada para manipular com agilidade, precisão e segurança os mais diversos tipos de sucatas; como borrachas, retalhos de pneus, ferros, latas, arames, papéis, etc. Instalada em uma Grua Florestal, possui diferentes tipos de dentes (pinças), garantindo uma eficiente movimentação, aderência e maior vida útil na operação.

Assista ao vídeo a seguir sobre a lógica operacional do equipamento.

Fonte: Reportagem de Olimpia 24 horas, sob endereço eletrônico https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/sucatas-estudo-faz-diagnostico-do-comercio-atacadista-de-sucatas-metalicas/7/14383
Fonte: Reportagem do Mercado Ambiental, sob domínio eletrônico http://mercadoambiental.com.br/ods/veja-quais-sao-os-paises-que-mais-reciclam-no-mundo/