05.04.2019 | Agrícola/Equipamentos

Descomplique o enlonamento e desenlonamento de caminhões

/ / /


O processo de enlonar e desenlonar caminhões é simples, porém demorado e ergonomicamente não indicado para o motorista ou operador executar manualmente. Visando simplificar e agilizar esta operação, a SAUR desenvolveu o Enlonador e Desenlonador Tipo Móvel para Caminhões.

Este equipamento pode ser utilizado em todos os tipos de caminhões e por ser móvel, proporciona versatilidade e agilidade na retirada da lona. Também, contribui para a segurança do operador, que aciona o equipamento à distância.

O projeto é composto por quatro colunas de sustentação, tendo duas rodas dianteiras móveis e duas rodas traseiras fixas com sistema de trava no momento da operação. Acompanha um cambão para engate em empilhadeiras, permitindo o reboque do equipamento.

Para o sistema de enlonamento e desenlonamento existem duas talhas elétricas ligadas em um tubo para suspensão da tela/lona, com comprimento de 16 m, com oito ganchos e nove mordentes para a fixação da lona/tela intercalados com distância entre eles de 1 m.

Seu acionamento é elétrico, através de botoeira, com 20 m de cabo. A elevação vertical das talhas é de 5 m e o deslocamento horizontal chega a 4 m.

Assista o vídeo e entenda como ele funciona.

Enlonador e Desenlonador Tipo Móvel SAUR em operação.