13.02.2019 | Agrícola/Equipamentos

Como melhorar a ergonomia e a produtividade nas arrozeiras

/ / / /


Como melhorar a ergonomia e a produtividade nas arrozeiras

A manipulação de cargas requer uma logística eficiente e possui uma legislação específica, que prima pela ergonomia e segurança do operador.

No segmento das arrozeiras, o grão passa por inúmeras etapas que vão desde o recebimento nos armazéns até a sua expedição. Neste ciclo logístico, cada atividade requer práticas que evitem o desperdício e aumentem a produtividade da operação. Para tanto, existem equipamentos projetados para atingir esses objetivos.

Conheça algumas soluções para mecanizar a movimentação do arroz.

Saiba mais sobre as soluções disponíveis para o recebimento dos grãos de arroz

Ao receber os grãos em armazéns ou centros de recebimento, sabe-se que o tempo vale ouro e por isso, descarregar os caminhões rapidamente é primordial para fazer fluir as filas nestes locais.

Inicialmente, o grão passa por um processo de qualificação e nesta etapa, é possível fazer a coleta das amostras através de um equipamento chamado Coletor de Amostras de Cereais.

O Coletor de Amostras SAUR projetado para o arroz, possui uma haste específica que é fina e pontiaguda, permitindo a calagem em diferentes pontos do caminhão. Essa solução, evita que o operador tenha contato direto com o granel, contribuindo para sua ergonomia e segurança. O acionamento do equipamento pode ser por comando hidráulico, botoeira elétrica à distância ou rádio frequência sem fio. A transferência dos grãos ocorre por sucção, sendo direcionado para o laboratório de análises através de mangueiras.

Coletor de Amostras de Cereais SAUR, modelo 300°.

Após o grão de arroz ser analisado e classificado, o caminhão é liberado para fazer a descarga na moega. Nesta etapa, as Plataformas de Descarga SAUR ou Tombadores, como são conhecidos no mercado, entram em ação. Este equipamento bascula o caminhão, agilizando a descarga dos granéis para dentro das moegas sem desperdícios.

Plataforma de Descarga para Granéis SAUR, modelo 21 metros.

Armazenar e expedir sacarias de arroz: mais agilidade sem comprometer a ergonomia do operador

Mecanizar o processo de expedição das sacas de arroz, torna a
operação ergonomicamente correta e ainda mais eficiente.

Agilizar a expedição das cargas é essencial para que seu negócio se torne mais eficiente e produtivo. Com o uso do Empurrador de Cargas SAUR e do Push-Pull Empurra Puxa Cargas SAUR, é possível expedir as sacas de arroz retendo o palete na empresa.

Empurrador de Cargas SAUR.

Empurrador de Cargas SAUR com sacas de arroz.

Push Pull SAUR, modelo sobreposto aos garfos.

Estes equipamentos são instalados em uma empilhadeira que realizam a expedição de um volume maior de cargas comparado ao volume de uma operação manual. Desta forma, além de reter o palete de maior valor agregado na empresa, contribuindo economicamente, evita-se que o operador execute movimentos repetitivos com carga pesada.

Sem dúvidas, a mecanização da movimentação de cargas é o melhor caminho para obter ganhos em ergonomia, segurança e produtividade.