24.05.2019 | Agrícola/Equipamentos

BIG BAG: economia, versatilidade e agilidade na estocagem e movimentação de materiais

/ / / /


O big bag, ou contenedor flexível, é muito utilizado no armazenamento e na movimentação de cargas em diferentes mercados, como o segmento alimentício, fertilizantes, minério, agronegócio, construção civil e petroquímico, dentre outros também importantes.
Os grandes segmentos exportadores do Brasil, como a soja e o café, utilizam o contenedor flexível em seu processo produtivo, devido a sua agilidade no transporte, na estocagem e no manuseio dos materiais.
Esta embalagem flexível tem ampla preferência nestes negócios por ser econômica, ter grande capacidade volumétrica, ser versátil e de fácil manuseio.

 Como movimentar o big bag com mais agilidade?

Além da versatilidade, economia e capacidade volumétrica, a utilização do big bag pode ser mais ágil e otimizada quando combinada com uma movimentação mecanizada.

Mecanizar o manuseio dos big bags é sinônimo de ergonomia para o operador, segurança e agilidade.

Conheça alguns exemplos de soluções que tornam o transporte de big bags mais eficiente:

A Garra para Big Bags foi especialmente projetada para movimentar os big bags por meio de duas formas. A primeira, ocorre através do aperto lateral preciso da carga, viabilizando o carregamento ágil. A segunda, se dá através da suspensão pelas alças, conferindo total segurança para a elevação da carga.

Garra para Biga Bag SAUR

Quando falamos em suspensão da carga, um bom exemplo de equipamento que permite essa movimentação é a Lança Guindaste. Do modelo mais simples de encaixe nos cargos, até o mais completo com cabo de içamento ou articulação hidráulica e telescopia, as Lanças Guindastes são projetadas para suspender a carga através de ganchos, quadro com olhais ou balancim hidráulico, permitindo o transporte e a armazenagem dos contenedores. É importante lembrar que o balancim possibilita descarregar ou soltar com segurança o big bag, sem que o operador suba em pilhas ou caminhões para soltar as alças.

Lança Guindaste com Cabo para Içamento SAUR

Lança Guindaste Articulada SAURO Empurra Puxa Cargas – Push Pull, também pode ser aplicado na movimentação de big bags, permitindo carregar containers com big bags.

Empurra Puxa Cargas PUSH PULL SAUR para Big Bag

Além dos equipamentos acoplados em empilhadeiras ou carregadeiras, existem soluções de manuseio de big bag para pórticos, guindastes ou ponte rolantes.

O Frame para big bag é muito utilizado em estruturas portuárias, permitindo o carregamento e descarregamento de navios de forma segura e ergonômica. Junto ao frame, existem os ganchos pneumáticos que facilitam a operação, pois permitem a abertura dos ganchos com controle remoto, ou seja, à distância.

Frame com Gancho Pneumático SAUR

Com a aplicação destes equipamentos aumentamos a segurança, a ergonomia e principalmente a velocidade de movimentação dos big bags.